topbella

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Solteiras



Há muito não escrevo nada tão crítico por aqui, publicando apenas as vozes da alma, mas desta vez não resisti, até porque, minha alma não se limita a questões afetivas do coração... Minha alma é cheia de opiniões.
Uma pesquisa realizada pelo IBGE  e publicada na Folha de São Paulo no dia 15/01/2012 mostra que quanto maior for o nível de instrução de uma mulher, mais chances desta ser solteira. Essa pesquisa, por si só, já me deixa bastante incomodada por imaginar quais são as razões para isso acontecer, mas surpresa maior eu tive com os comentários que recebi ao compartilhar a notícia no Facebook. 
O primeiro deles, veio de um rapaz que mora em meu bairro: " As burras são as melhores" disse ele...
As meninas completaram ao compartilhar " Vamos todas parar de estudar", " PQP, pra que eu fiz facul?" entre outras.  
Não sou feminista, mas me sinto agredida ao ler este tipo de coisa. Nós mulheres, reclamamos por receber menos comparado ao homem, reclamamos por ainda sofrer preconceito em determinados lugares, em determinadas profissões... E o que fazemos? Achamos graça nesse tipo de pesquisa e mal paramos para analisar o porque é assim.
Até que ponto estar acompanhada vale mesmo a pena? 
Ainda ontem, lendo um livro que uma amiga me intimou a ler, dizendo que ia me fazer bem e mudar minha vida, me deparei com a seguinte fala:
" Se o seu homem for extremamente suscetível, não mate nem um inseto quando ele estiver perto. Não troque um pneu. De preferência, não troque uma lâmpada. E se alguém fizer uma pergunta a vocês dois, morda a língua e deixe que ele responda" (Por que os homens amam as mulheres poderosas, p.68)
Em outras palavras: Continue sendo submissa e sem personalidade na frente dele. Isso é ser poderosa? 
Que minha amiga me desculpe, mas o livro é péssimo! Além de joguinhos bobos de sedução, parece ter sido escrito há décadas atrás. 
Sendo assim, eu que vinha reclamando de estra solteira há tanto tempo, mudei de opinião. Se for para podar quem eu sou, o que eu penso, minhas chances de crescer culturalmente... que eu fique solteira por bem mais tempo.
Não por que sou auto-suficiente, mas porque não quero ao meu lado um homem que tenha problemas com minha graduação, minha busca pelo saber. Um homem que se incomode com o fato de eu responder uma pergunta direcionada aos dois. Como sei que há casos e casos, e que nem todo homem é assim, eu espero. Não tenho pressa... Pena mesmo, é ver tantas amigas pensando diferente de mim e aceitando que o machismo ainda se faça presente entre nós em pleno 2012.
Solteira? Sim, sou. 
E quer saber? Com o maior orgulho!

19 comentários:

Loridane Melchior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Loridane Melchior disse...

Clap, clap, clap!

Máh, nos últimos tempos nem são os fatos e as pesquisas que me ofendem. São os comentários e as piadas feitas a respeito deles.

Não tenho nada contra o humor, embora não ache que ele seja solução para todos os temas. Anda acredito naquilo chamado debate.

Mas, o que me revolta é que justamente as vozes que deveriam se revoltar, fazerem coro nessas gracinhas.

Lembra quando falei que seu tuíte tinha trazido péssimas lembranças da época que trabalhei em livraria?

Bem, era uma MegaStore. Acho que nunca li tanto na vida como durante esses dois anos.

E muitas vezes, ficava chateada por fazer indicações de livros maravilhosos para todos os gostos, inclusive os que não são o meu e escutava barbaridades.

"Ah, não ! Eu quero aquele das mulheres poderosas, aquele que a moça do BBB estava lendo."

"Eu quero um livro que ensine como arrumar um namorado."

"Um que mude meu jeito, para eu ser do jeito que os homens gostam."

Até livro para ensinar esconder traição me pediram.

E sim, eu ficava revoltada.
E sim, tenho preconceito com esses livros.

Mas, o caso nem é sobre eles ... então não vou despejar meus argumentos.

O fato é que, se para estar com alguém for preciso podar o que trago no peito e minhas opiniões, então fico sozinha.

Ponto.

Eu não quero ser amada, se é que podemos usar o termo em um caso assim, por quem não me quiser inteira.

E estou velha para joguinhos.

E não pretendo fazer a linha porta burra para não amedrontar homens inseguros.

Aliás, quero eles bem longe.

Ah, clap clap clap loira! =)

Lucas Adonai disse...

Isso mesmo, nao se deixe levar pelos paradigmas da sociedade!

- disse...

Na verdade os homens temem as mulheres inteligentes, porque elas não se submetem aos caprichos dos homem. Com certeza a pessoa certa ainda não chegou, tudo tem sua hora certa, e não é uma pesquisa que vai determinar o momento certo.

beijos

Carolina Lima disse...

aaai que horror! Como é que uma mulher se despreza ao ponto de colocar comentários idiotas desses no facebook. Pois prefiro milvezes ser solteira do que uma comprometida burra! aauhsua
amei seu texto!

O Árabe disse...

Já reza um velho provérbio, MáH; antes só do que mal acompanhado.Mas o rapaz certo virá; é só questão de tempo. :) Boa semana!

Maíra Cunha disse...

Nossa fiquei até assustada com essa pesquisa. Estou seguindo Sucesso! Gostaria que me fizesse uma visita e siga se gostar:
http://fazdecontatxt.blogspot.com

Ronaldo Fernandes disse...

Homens que procuram mulheres burras são homens temerosos e inseguros de sua capacidade cognitiva e de realização, na maioria das vezes egoístas ao extremo e machistas ao extremo, mas bem, como disse Gil em sua canção Super-Homem: ser homem não basta, é preciso deixar manifestar o que há de mulher em todo homem, Tomas de Aquino dizia haver parte do Criador no ser criado e então, acredito que há sim muito de mulher em nós.

Atração não me apaixona porque eu não amo aquilo que me atrai porque o que atrai não é amado e sim desejado

mulher que se leva nessa fé e vive nessa prática não é Mulher, e homem que não valoriza pela sua essência e alma e cognição não é Homem, são seres talvez em uma linha tênue da/na vida

Como dizia Vinícius de Moraes

Senão é como amar uma mulher só linda
E daí? Uma mulher tem que ter
Qualquer coisa além de beleza
Qualquer coisa de triste
Qualquer coisa que chora
Qualquer coisa que sente saudade
Um molejo de amor machucado
Uma beleza que vem da tristeza
De se saber mulher
Feita apenas para amar
Para sofrer pelo seu amor
E pra ser só perdão


Acho que vai gostar minha querida deste texto

http://cloneseoriginais.blogspot.com/2012/01/mulher.html

Anônimo disse...

Muitas vezes nós mulheres que nao nos valorizamos, achamos que podemos ser inferior, nao ter estudo se temos um homem. E não é assim, amor acaba, namorado vai embora mas o que fica é seu conhecimento, sua carreira.
Tenha alguém mas saiba ser independente para se necessário saiba viver sem ele.

http://iasmincruz.blogspot.com/

Anônimo disse...

Obrigada pela visita, são sim os amigos de verdade que faz valer apena viver e acreditar.

http://iasmincruz.blogspot.com/

Marcos Felipe disse...

Achei curioso o resultado da pesquisa, porque no meu entender é muito mais fácil namorar uma garota inteligente, com conteúdo. Não vejo como um relacionamento pode se manter sem que a troca de ideias se dê de forma equilibrada.

Sendo assim, não depende do sexo, mas sim da identificação com o parceiro, porque suponho que alguém mais inteligente procurará outro tão inteligente ou próximo,a menos que a lógica do opostos se atraindo contrarie isso, o que eu não imagino.

Anônimo disse...

Compartilho da mesma opinião querida e inclusive passei por um episódio parecido.
Uma amiga disse que me indicaria o "livro da minha vida" e me deu de presente exatamente esse título, no inicio pensei que estivesse de brincadeira, mas ela estava falando sério!

A pesquisa me faz compreender pq homem nenhum passa muito tempo do meu lado.

Parabens pelo texto, lindo blog.

Unknown disse...

Olha eu aqui novamente! rsrs Quanta disposição pra manter 2 blogs ativos hein? Adorei a postagem.Sucesso!!

@Francisquices disse...

Tai, das coisas que gosto nas mulheres é a inteligencia.

Concordo com você, essa pesquisa é pra ser analisada com mais calma e analisando qualquer critérios. Não é motivo de piadinhas, ainda mais essas que falam que pra que fui fazer faculdade ou algo do tipo.

Mulheres inteligentes tem opinião própria, ler, estuda, pesquisa, vai ao teatro, vai assistir uma peça de teatro. E isso incomoda, acredito eu.

Também acredito que as mulheres mais inteligente elas podem ser superiores aos homens... Em casa, no trabalho, na escola e outros meios que ambos circulam. E assumirem cargos de trabalho que os homens tanto almejam, pelo menos eu atribui isso um dos fatores de estarem solteiras. Por machismo, por não aceitar... Vem daquela idade média a onde o homem mandava e a mulher obedecia, coisa que hoje em dia esta sendo igual para ambos e isso 'fragiliza' porque o homem sempre esteve mandando.

Desse modo, a mulher se sente feliz colocando a opinião dela e sendo ouvida, uma vez que o homem não faz isso ela tente a achar que é melhor sozinha mesma. Ainda mais nos tempos de hoje que tem cada vez mais pessoas desprovida de inteligencia, a onde pessoas não vai atrás de ler um livro, ver um teatro ou algo do tipo. Preferem ta na tv assistindo futebol ou algo do tipo oriundo.

E eu gosto de mulheres inteligentes, de conversar, de trocar ideias com elas. E ficaria ouvindo horas e horas. Tenho amigas que são muito independentes e que ocupam lugares de respeito, e muito delas são solteiras.

Pessoas como uma ex professora de geografia, que hoje em dia trabalha na financia de uma produtora de filmes, que pra mim é uma das pessoas mais geniais que posso conversar, me ensina a todo instante. Rosa, uma produtora de eventos, sua companhia já é a própria paz, e que de uma inteligencia sem tamanho. Vânia, atriz e pessoa que não tem tamanho de inteligencia e que me acalma só no olhar, e dessas coisas de observa-la aprendi muito, do amor, da paz, e da generosidade e da compartilhamento... Thais, Kamila, Joana... Mulheres que tenho orgulho de ter conhecido. Em especial a Márcia, dançarina, professora, fala espanhol e pesquisa cultura popular e dança e a cada instante em trocando palavras e conhecimento. Acho que ficar ou conhecer mulheres assim não é fácil, e os homens que não sabem ou não tem inteligencia suficiente pra ficar do lado de uma mulher assim.

Vibrem ao estarem solteiras do que ficarem triste perto de um babaca qualquer. Enfim.

É um assunto que mexe com muita gente.

Anônimo disse...

Volto aqui para te fazer um convite.

O que acha de ganhar um livro num Super Sorteio?
http://iasmincruz.blogspot.com/2012/02/super-sorteio.html

Unknown disse...

Mas sabe que eu sempre acho as pesquisas super contrárias a realidade?Pelo menos a minha realidade,porque mulher burra eu não vejo casada não homem só pega e joga fora porque para ter uma vida e constituir família eles preferem as inteligentes, pode acreditar!Beijocas!

Laiana Vieira disse...

A-DO-REI!!!! Falou tudo! Se for pra se anular nem adianta.. O importante numa relação é que os dois estejam bem e confortáveis pra mostrar o que pensam. Gostei de seu blog. Abraços*

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
São disse...

E porque razaõ não se deveria ter orgulho de ser solteira? rrsss

Um divertidod Carnaval desejo

About Me

Minha foto
♥MáH♥
Alguém aprendendo a lidar com emoções, sentimentos...alguém aprendendo a viver.
Ver meu perfil completo